segunda-feira, 1 de março de 2010

Freelancer / Remoto - Alerta

Quem não gostaria de fazer um freelancer ou trabalhar full-time de forma remota no conforto de seu lar?
Acredito que a maioria de nós.
Neste mundo globalizado e com as ferramentas atuais isto se tornou possível.

Este post, não é para discutir as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, já existem vários sites por aí sobre o assunto, venho aqui somente como alerta para não caírem no conto do vigário. Cada vez mais se houve falar aqui ou ali de pessoas que prestaram serviços para empresas, algumas se dizem dos Estados Unidos, que prometem mundos e fundos e acabaram a ver navios.

Fica aqui o alerta, quando forem se candidatar a uma vaga destas tentem pegar maiores informações, só ter um site bonito não resolve, veja se tem informações na mídia sobre esta empresa, se for no Brasil e perto de vocês tentem marcar uma entrevista local, no escritório da empresa, se for no exterior e tiverem algum conhecido nesta região peça a esta que verifique o endereço (às vezes são fictícios).
Uma outra boa dica é entrar em contato privado com pessoas de confiança da comunidade Flex para ver se elas conhecem a empresa.

Da mesma maneira que a globalização e a internet deixou o mundo menor, fazendo empresas e pessoas más intencionadas chegarem até nós, através das mesmas ferramentas podemos nos proteger destas pessoas.

Investiguem primeiro, da mesma maneira que há emrpesas confiáveis utilizando esta nova forma de contratação também há aquelas que se beneficiam da distância para agirem de má fé.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Flash Mobile para este ano

Uma notícia muito boa que está circulando por aí é que ainda este ano teremos aplicações Flex rodando em Mobile. Isto é muito bom já que aplicações mobile estão em franca expansão, trazendo muitas e boas oportunidades.

Estou muito curioso e cheio de dúvidas, mas se a Adobe conseguir que uma aplicação Flex uma vez compilada rode tanto em web como em mobile será muito produtivo será o Write once, run anywhere da Adobe.

Links recomendados:

Flash e AIR para celular chegam neste ano
Adobe announces Flash Player and AIR for Android
Aplicativos AIR no iPhone (AIR Apps on iPhone) - Blog Mário Júnior

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Flex 3 em Ação

Mais um livro sobre Flex no nosso idioma: Flex 3 em Ação.
Não li, mas olhei o sumário e achei o conteúdo muito bom para quem está iniciando.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Eventos do Flex ou Customizados

Frequentemente vejo nas listas de discussão a pergunta: como faço para acessar uma função / propriedade da minha janela (TitleWindow) através da application e vice-versa? Resumindo: como faço para trocar mensagens entre objetos?

Bem, para isso podemos usar Application.application ou as propriedades: parent, parentApplication, parentDocument ou owner, variando de acordo com os objetos que vão se comunicar.

Mas, esta não é a forma que eu recomendaria, a forma mais "elegante" é através do uso de eventos.

O Flex tem vários eventos próprios: eventos de ciclo de vida (add, added, preinitialize, initialize, creationComplete, updateComplete), MouseEvent, FocusEvent, KeyBoardEvent, entre outros ...Event e você também pode criar os seus próprios eventos customizando-os conforme sua necessidade.

Os eventos diminuem o acoplamento entre objetos tornando-os mais independentes e facilita o reaproveitamento de código. No evento customizado você pode criar as propriedades necessárias para enviar aos objetos que estiverem escutando, não precisando assim que um objeto saiba quais propriedades ou objetos o objeto que disparou o evento possue, só será necessário conhecer o evento monitorado.

Abaixo uma relação de links que exemplificam o uso de Custom Events:
Using Events - LiveDocs
Custom Events - LiveDocs
Flex/AS3 – Truques e Dicas #7 – Custom Event
Eventos personalizados no Flex
Passando parâmetros entre Pop-Up e Application no Flex
Eventos personalizados interagindo entre telas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Debug em Produção

Às vezes pode ser necessário debugar uma aplicação que já se encontra em produção para identificar a origem de um erro ou entender um comportamento não desejado.

Para isso é necessário seguir os seguintes passos:
  1. Coloque trace() e breakpoints onde desejar na sua aplicação.
  2. Compile em modo debug (Project > Build Project).
  3. Publique o swf compilado no seu servidor de produção.
  4. Crie um arquivo .html em branco e informe ao seu projeto onde se encontra este arquivo na hora de rodar em modo debug, para isso, vá em Run > Open Debug Dialog... e faça como na imagem ao lado.
  5. Rode a sua aplicação em modo debug: Run > Debug As. Isto irá abrir no seu navegador o arquivo html em branco criado no passo anterior.
  6. Numa outra aba do navegador abra o swf do servidor de produção. Neste ponto quando passar por um trace o seu conteúdo irá aparecer na console e se tiver um breakpoint o Flex Builder irá parar para você poder debugar mostrando a perspectiva Flex Debugging.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Flex For Kids 2010 - Inscrição

Pessoal, já fiz minha inscrição, e você, já fez a sua?

Não perca tempo, além de ter acesso a conteúdo de primeira com profissionais feras vocês ainda estarão ajudando pessoas que precisam de sua colaboração.

Ótimo custo x benefício, somente R$ 30,00 podendo ser pago até via cartão de crédito.

Se não puder assistir no dia, não desista, as palestras poderão ser baixadas para serem vistas a hora que quiser.

Participe e divulgue. Faça sua inscrição aqui.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Projeto Engnatv

Como comentei em post anterior esta primeira semana de 2010 iniciei ministrando um treinamento de 40h de Animações com ActionScript 3 no Flash CS4.

Este treinamento foi realizado na faculdade Feevale como parte do projeto Engnatv patrocinado pela Finep.

O treinamento vem com o intuito de dar subsídios para a criação de animações com ou sem interatividade para facilitar ao professor de ensino médio ensinar conceitos das seguintes disciplinas: Biologia, Física, Informática, Matemática e Química, estimulando também os alunos a assimilar mais facilmente estes conteúdos.

Convite: Quem tiver interesse em ser voluntário na criação de animações entre em contato através dos e-mails listados na seção Contatos do site do projeto. As animações serão publicadas no site juntamente com o nome do autor.

O conteúdo programático foi o seguinte:
Diferenças entre Flash, Flex, Flash Player
Noções básicas de ActionScript 3 (AS3)
=> Variáveis e Constantes
=> Tipos de Dados
=> Classe Object
=> Arrays
=> Debug
=> Operadores
=> Condicionais
=> Loops
=> Funções
Orientação a Objeto (OO)
=> Classes
=> Package
=> Métodos
=> Método construtor
=> Variáveis de instância
=> Herança
Objetos Visuais
=> Display List
=> Método addChild
=> Criando um MovieClip e exportando para AS3
=> Desenhando com graphics
Eventos
=> Interceptando e removendo eventos
=> KeyboardEvent
=> MouseEvent
=> FocusEvent
=> Criando eventos customizados
Carregando arquivos
=> Arquivos de texto
=> XML
=> Manipulando informações de um arquivo XML
=> Carregando sons
=> Imagens
=> Vídeos
=> Objeto de vídeo do Flash FLVPlayBack
Animações
=> Timer
=> Evento EnterFrame
=> Tween
=> Transition
=> TimeLine
=> Motion Tween