sexta-feira, 10 de abril de 2009

Conta Investimento

Acompanho a bolsa de valores (Bovespa) desde 2001.
Li vários livros de investimento, e até fiz um curso de Análise Fundamentalista e Análise Gráfica. Nos livros a maioria dos autores fala que o nosso pior inimigo é nós mesmos, mais exatamente as nossas emoções.

E isto é realmente importante, quando se estiver investindo é necessário ser frio e calculista, deixar as emoções de lado.

Dinheiro não é só dinheiro, dinheiro é a possibilidade de realizar sonhos, uma viagem, um curso, etc. O que explica como o dinheiro pode afetar tanto as nossas emoções.

Por isso, recomendo, nunca utilize dinheiro que irá precisar a curto prazo, uma semana, um mês, etc, as coisas podem não sair como planejado e ser necessário vender com prejuízo. Use somente dinheiro extra.

Outra sugestão que dou é: tenha uma conta somente para investimentos, uma conta isolada da sua conta bancária principal que você usa para pagar as contas do dia-a-dia. Ou tenha um bom software de finanças pessoais que as isole visualmente. O importante aqui é não misturar obrigações com investimentos e um poder afetar o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário