segunda-feira, 1 de março de 2010

Freelancer / Remoto - Alerta

Quem não gostaria de fazer um freelancer ou trabalhar full-time de forma remota no conforto de seu lar?
Acredito que a maioria de nós.
Neste mundo globalizado e com as ferramentas atuais isto se tornou possível.

Este post, não é para discutir as vantagens e desvantagens do trabalho remoto, já existem vários sites por aí sobre o assunto, venho aqui somente como alerta para não caírem no conto do vigário. Cada vez mais se houve falar aqui ou ali de pessoas que prestaram serviços para empresas, algumas se dizem dos Estados Unidos, que prometem mundos e fundos e acabaram a ver navios.

Fica aqui o alerta, quando forem se candidatar a uma vaga destas tentem pegar maiores informações, só ter um site bonito não resolve, veja se tem informações na mídia sobre esta empresa, se for no Brasil e perto de vocês tentem marcar uma entrevista local, no escritório da empresa, se for no exterior e tiverem algum conhecido nesta região peça a esta que verifique o endereço (às vezes são fictícios).
Uma outra boa dica é entrar em contato privado com pessoas de confiança da comunidade Flex para ver se elas conhecem a empresa.

Da mesma maneira que a globalização e a internet deixou o mundo menor, fazendo empresas e pessoas más intencionadas chegarem até nós, através das mesmas ferramentas podemos nos proteger destas pessoas.

Investiguem primeiro, da mesma maneira que há emrpesas confiáveis utilizando esta nova forma de contratação também há aquelas que se beneficiam da distância para agirem de má fé.

3 comentários:

  1. Sites de Jobs Internacionais:
    http://www.elance.com/
    http://www.dice.com/

    ResponderExcluir
  2. Trabalho desde 2003 como autônomo/freelance (home-office) costumo sempre visitar as empresas, claro que algumas nunca fui e não sei onde é. Apesar de que o contato olho no olho é muito importante e as vezes você visualiza mais oportunidade quando está ao vivo. Muitos colegas gostariam de ser home-office, alguns não acreditam no próprio potencial, outros pensam que vão ganhar menos, outros acham que não vão ter credibilidade, outros acham que vão se distrair com tantas distrações (TV, internet, praia, etc). UM CONSELHO ... não desista do seu sonho, se é isso que você quer, vá em frente. Ou continue onde está. abraços

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil tem um site bacana, o FreelaTI.com, que faz esse intermédio entre freelancers e empresas... e da uma segurança bacana para ambos os lados. Vale a pena dar uma conferida!

    ResponderExcluir