terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Criação dinâmica de objetos com RSL

No meu post Criação dinâmica de objetos mostrei os passos para este tipo de criação.

Naquele post digo que é necessário o registro das classes dos objetos a serem criados dinamicamente para o compilador "saber" quais classes compilar. Isto é válido quando a opção Project > Properties > Flex Build Path > Library Path > Framework Linkage está marcado como Merged into code.

Quando a opção Framework Linkage está marcada como Runtime shared library (RSL) o registro não é necessário porque todo o framework estará junto (normalmente) com o swf da aplicação. Com isso podemos criar objetos dinamicamente da seguinte forma:

Flex 3
import mx.core.UIComponent;
import flash.utils.getDefinitionByName;

private function createButton():void {
var clazz:Class = getDefinitionByName("mx.controls.Button") as Class;
var instance:UIComponent = new clazz() as UIComponent;
addChild(instance);
}

Flex 4
import mx.core.UIComponent;
import spark.skins.spark.ButtonSkin;
import flash.utils.getDefinitionByName;

private function createButton():void {
var clazz:Class = getDefinitionByName("spark.components.Button") as Class;
var instance:UIComponent = new clazz() as UIComponent;
instance.setStyle("skinClass", spark.skins.spark.ButtonSkin);
addElement(instance);
}

A diferença entre o Flex 3 e 4 é que no 4 se não for definido o skinClass dará um erro no addElement informando que não foi possível encontrar o skin, o que vejo como um bug o qual reportei aqui (mais votos mais fácil o Flex Team dar uma olhada).

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